Renegocie e otimize seus contratos telefônicos para reduzir custos

A otimização de contratos e a análise detalhada das faturas telefônicas que identifica oportunidades de ganhos nos contratos de telefonia por meio da economia de gastos, como por exemplo tarifas em roaming que são cobradas em um valor avulso e podem cair pela metade do preço se colocadas em pacotes telefônicos.

No contrato telefônico, é onde se estabelece a quantidade de linhas que serão usadas, pacotes de serviços como internet, SMS, promoções, planos e tarifas corporativas, chamadas e coberturas, etc. Por isso, é importante ter o contrato em mãos e realizar a otimização, que é a melhor forma de evitar gastos supérfluos na sua empresa.

Todavia, os contratos atuais contêm mais de 30 itens que cobrem muitas linhas telefônicas, por esse motivo é preciso um controle rigoroso feito por um especialista para assim, firmar um acordo que seja benéfico para o orçamento da empresa.

Veja abaixo algumas dicas para reduzir os gastos da sua empresa de uma forma saudável:

- Conheça os custos
Em momentos de tensão é comum observar cortes de custos sem qualquer avaliação prévia. Essas ações, muitas vezes, restringem recursos essenciais para a produtividade da companhia, afetam a satisfação do cliente ou o bem estar dos funcionários. Além disso, cortes irracionais não se sustentam ao longo do tempo.

- Envolva as pessoas
Organize encontros e peça sugestões aos colaboradores da empresa, em todos os níveis hierárquicos. Ainda que os gestores detenham grande parte do conhecimento de suas equipes, desperdícios podem ser identificados pelos executores, que estão no dia-a-dia das atividades e em contato contínuo com o consumo de materiais ou serviços. É uma opção acessível às empresas de qualquer porte e na qual grandes ideias nascem.

- Renegocie contratos
Realize pesquisas de mercado para estimular a concorrência entre os fornecedores e tenha sempre mais de um fornecedor por demanda. Esteja sempre atento às opções de produtos no mercado que possam ser substituídos por de menor custo. Centralize a área de compras para obter volume e maior poder de barganha. Negocie melhores prazos para pagamento dos fornecedores a fim de obter melhor eficiência no fluxo de caixa. Além disso, estude o aluguel de equipamentos ao invés da compra.

Comentários